EXPLICAÇÃO SOBRE A TÉCNICA

 

EXPLICAÇÃO SOBRE A TÉCNICA (MAIS SOBRE A TÉCNICA HO’OPONOPONO)

por Joe Vitale

EM HAWAIANO, HOO SIGNIFICA CAUSA E PONOPONO SIGNIFICA PERFEIÇÃO. ATRAVÉS DESTA TÉCNICA, TEMOS A CAPACIDADE DE FAZER O CORRETO PARA NOSSO PRÓPRIO SER, DE VOLTAR PARA O ESTADO DA PERFEIÇÃO, DE COLOCAR NOVAMENTE NOSSA PÁGINA VIVENCIAL EM BRANCO…, BASTANDO APENAS PEDIR À DIVINDADE QUE AQUILO QUE JAZ DENTRO DE NÓS, AQUILO QUE OCASIONOU UMA DIVISÃO EM NOSSOS PENSAMENTOS, VENHA À SUPERFÍCIE PARA SER LIBERADO.

AO PEDIR PERDÃO À DIVINDADE POR TER HOSPEDADO PENSAMENTOS QUE NOS SEPARARAM DE NOSSA UNIDADE COM O ESPÍRITO... O PENSAMENTO PERNICIOSO E RECORRENTE DESAPARECE.

ALGUMAS VEZES, PARA OBTÊ-LO, PRECISA-SE PEDIR VÁRIAS VEZES A FIM DE QUE A RAZÃO QUE ESTÁ ATRÁS DO PENSAMENTO, APAREÇA NA SUPERFÍCIE E SEJA LIBERADA. E QUANDO É LIBERADA, O ESPAÇO SE ENCHE IMEDIATAMENTE COM UM AMOROSO SENTIDO DE UNIDADE.

O HO’OPONOPONO É UM PROCESSO DE ARREPENDIMENTO, PEDIDO DE PERDÃO E TRANSMUTAÇÃO E CONSISTE EM REALIZAR UM PEDIDO À ENERGIA DO AMOR UNIVERSAL E INCONDICIONAL, PARA CANCELAR E SUBSTITUIR AS ENERGIAS TÓXICAS QUE POSSAM ESTAR EM NÓS.

O AMOR REALIZA O PROCESSO FLUINDO ATRAVÉS DA MENTE ESPIRITUAL OU SUPRA-CONSCIÊNCIA E CONTINUA SEU FLUXO ATRAVÉS DA MENTE CONSCIENTE, LIBERANDO-A DA EXCESSIVA RACIONALIZAÇÃO PARA FINALIZAR NA MENTE EMOCIONAL OU SUBCONSCIENTE, ONDE ANULA TODOS OS PENSAMENTOS QUE TENHAM EMOÇÕES TÓXICAS, SUBSTITUINDO-OS COM AMOR INCONDICIONAL.

NÃO HÁ LIMITES NO NÚMERO DE VEZES QUE ESTA FERRAMENTA PODE SER USADA, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE A TRANSMUTAR SEUS PENSAMENTOS EM PURA LUZ, OS DE SUA FAMÍLIA, ANCESTRAIS E DESCENDENTES, POSTO QUE ESTA FERRAMENTA, É UM PEDIDO PARA PURIFICAR OS PENSAMENTOS TÓXICOS QUE CAUSAM REAIS DIVISÕES EM SUA PERCEPÇÃO.

O HO’OPONOPONO É REALMENTE MUITO SIMPLES. PARA OS ANTIGOS HAWAIANOS, TODOS OS PROBLEMAS COMEÇAM A SER GERADOS NOS PENSAMENTOS. TER PENSAMENTOS NÃO É O PROBLEMA. O PROBLEMA ESTÁ EM TODOS OS NOSSOS PENSAMENTOS QUE SE ENCONTRAM PLENOS DE MEMÓRIAS DOLOROSAS SOBRE PESSOAS, LUGARES OU COISAS.

O INTELECTO COMO TAL NÃO PODE SOLUCIONAR ESSES PROBLEMAS PORQUE ELE SOMENTE ADMINISTRA PROCESSOS. ADMINISTRAR COISAS, NÃO SOLUCIONA OS PROBLEMAS DE TUDO. TEM QUE DEIXAR QUE FLUAM.

QUANDO SE FAZ HO’OPONOPONO, A DIVINDADE ENCARREGA-SE DOS PENSAMENTOS DOLOROSOS E OS NEUTRALIZA. FAZENDO HO’OPONOPONO, VOCÊ NÃO PURIFICA PESSOAS, LUGARES OU COISA ALGUMA. EM TROCA, NEUTRALIZA A ENERGIA DOLOROSA QUE VOCÊ ASSOCIA COM ESSAS PESSOAS, LUGARES OU COISAS. ASSIM, A PRIMEIRA ETAPA PARA FAZER HO’OPONOPONO É PURIFICAR ENERGIAS.

A SEGUIR, ALGO MARAVILHOSO OCORRE. NÃO SOMENTE A ENERGIA FICA NEUTRALIZADA, MAS SIM SE DESPRENDE, FICANDO UMA NOVA PÁGINA VAZIA ONDE ESCREVE-SE NOVAMENTE OUTRA REALIDADE. A ETAPA FINAL É PERMITIR À DIVINDADE ATUAR E PREENCHER O VAZIO DESSA PÁGINA EM BRANCO COM LUZ DIVINA.

PARA FAZER HO’OPONOPONO NÃO PRECISA SABER QUAL FOI O ENGANO COMETIDO OU QUAL FOI O PROBLEMA. LOGO, VOCÊ PRECISA PERCEBER A EXISTÊNCIA DE SITUAÇÕES FÍSICAS, MENTAIS OU EMOCIONAIS QUE O ESTEJAM AFLIGINDO.

QUANDO O FIZER, SUA RESPONSABILIDADE BASEIA-SE EM COMEÇAR IMEDIATAMENTE A CURAR A ESSÊNCIA DE TAIS SITUAÇÕES, DIZENDO SIMPLESMENTE: “SINTO MUITO. POR FAVOR, PERDOE-ME”.

TRATA-SE APENAS DE REALIZAR UM TRABALHO INTERNO SOBRE SI MESMO, PARA MELHORAR O EXTERNO. O PROCEDIMENTO PESSOAL BASEIA-SE EM MANTER-SE CALADO E CENTRADO EM SI, PERMITINDO QUE O PROCESSO DE TRANSMUTAÇÃO SEJA LEVADO A CABO POR SI MESMO, POIS SE ENVOLVER SEU INTELECTO, O PROCESSO SE DETÉM.

SE DESEJAS RESOLVER UM PROBLEMA PESSOAL, TRABALHE SOBRE SI MESMO.

SE TIVER UM PROBLEMA COM OUTRA PESSOA, SIMPLESMENTE PERGUNTE-SE: “O QUE EXISTE EM MIM QUE FAZ COM QUE ESTA PESSOA ME ATAQUE?”.

ELEVE-SE SOBRE ESSAS SITUAÇÕES DIZENDO SIMPLESMENTE: “LAMENTO POR ALGO QUE TENHA ACONTECIDO OU ESTEJA ACONTECENDO. POR FAVOR, ME PERDOE”.

O BONITO DISTO É QUE NÃO TERÁ QUE COMPREENDER NADA A NÍVEL RACIONAL. É COMO NAVEGAR PELA INTERNET. LOGO, TERÁ QUE IR PARA A DIVINDADE E FAZER CLIQUE PARA BAIXAR A INFORMAÇÃO SOLICITADA.

POR EXEMPLO, SE ALGUÉM SE APROXIMA FALANDO-NOS QUE TEM UM CERTO SOFRIMENTO OU DOR FÍSICA, PODEMOS PERGUNTAR À DIVINDADE: “O QUE ACONTECE COMIGO PARA QUE EU TENHA CAUSADO DOR OU SOFRIMENTO À ESTA PESSOA?” E LOGO, PODEMOS PERGUNTAR À DIVINDADE: “COMO POSSO EQUILIBRAR ESSE PROBLEMA EM MIM?”. OU TAMBÉM: “POR FAVOR, HÁ ALGO QUE OCORRE EM MIM QUE TENHA CAUSADO ESTE SOFRIMENTO NESSA PESSOA? DIGA-ME COMO POSSO EQUILIBRAR?”

AS RESPOSTAS A ESSAS PERGUNTAS DEVEM VIR SEM ESFORÇO E A SEGUIR DEVERÍAMOS FAZER O QUE NOS É INSPIRADO… O QUE IMPORTA AQUI NÃO É O EFEITO E SIM O ENTENDIMENTO DA ORIGEM DO PROBLEMA. ESSA É A CHAVE.

NO CASO DE SER UM TERAPEUTA QUE USE HO’OPONOPONO PARA AJUDAR A OUTROS A CURAR-SE, DEVE PRIMEIRO CONECTAR-SE COM A FONTE DIVINA E PEDIR AO AMOR UNIVERSAL PARA CORRIGIR OS ERRADOS PENSAMENTOS QUE EXISTAM EM VOCÊ E QUE ESTEJAM SENDO MANIFESTADOS ATUALMENTE COMO UM PROBLEMA EM VOCÊ, LOGO, EM SEU CLIENTE CONSULTADO.

ESTE APELO BASEIA-SE EM UM PROCESSO DE ARREPENDIMENTO E PEDIDO DE PERDÃO POR PARTE DO TERAPEUTA: “EU LAMENTO QUE MEUS PENSAMENTOS ERRADOS TENHAM CAUSADO SITUAÇÕES NEGATIVAS EM MIM E EM MEU CLIENTE. POR FAVOR, PERDOE-ME”.

O HO’OPONOPONO VALE TAMBÉM PARA TRATAR SITUAÇÕES DERIVADAS DE OBJETOS INANIMADOS, ESPAÇOS FÍSICOS QUE DEVAM SER CURADOS, ETC. O LIMITE É NOSSA PERCEPÇÃO OU IMAGINAÇÃO.

A MANIFESTAÇÃO DE UMA AMOROSA RESPONSABILIDADE É O QUE TRANSMUTA OS ENGANOS DENTRO DE NÓS QUE MANIFESTAM O PROBLEMA (EM NÓS OU NOS OUTROS). A ATITUDE AMOROSA OS CANCELA E OS CORRIGE.

RITUAL PARA FAZER HO’OPONOPONO

ESTE RITUAL SE REFERE A PROCURAR CURAR ASPECTOS QUE ENVOLVEM OUTRAS PESSOAS.

TODOS OS PROCEDIMENTOS HAWAIANOS COMEÇAM COM UMA RESPIRAÇÃO DENOMINADA HA. UMA SÉRIE DE HA CONSISTE EM INSPIRAR DURANTE 7 SEGUNDOS (OU CONTANDO ATÉ 7), RETER A RESPIRAÇÃO CONTANDO 7 E EXALAR CONTANDO 7. QUANDO TIVER ESVAZIADOS SEUS PULMÕES, RETENHAM A RESPIRAÇÃO DURANTE UMA CONTAGEM DE 7. RELAXE E PERMITA QUE SEU PRÓPRIO RITMO RESPIRATÓRIO DETERMINE POR SI MESMO QUANTO PODE DURAR SUA CONTAGEM DE 7.

SENTE-SE ENTÃO COM AS PALMAS DE SUAS MÃOS DESCANSANDO SOBRE SEU COLO, COM OS POLEGARES E DEDOS INDICADORES EM CONTATO ENTRE SI. A SEGUIR, FAÇA 7 CICLOS DE RESPIRAÇÃO TAL COMO SE EXPLICOU ACIMA.

LEIA A SEGUINTE ORAÇÃO EM VOZ ALTA:

“DIVINO CRIADOR, PAI, MÃE E FILHO, TODOS EM UM. (SEGUNDO SUAS CRENÇAS, ISTO PODE-SE SUBSTITUIR POR: AMADO ESPÍRITO, AMADA UNIDADE DE TUDO O QUE É…).

SE EU, MEUS FAMILIARES, AMIGOS, ANCESTRAIS E DESCENDENTES DE ALGUMA MANEIRA O OFENDEMOS OU CAUSAMOS QUALQUER TIPO DE PREJUÍZO À VOCÊ, A SEUS FAMILIARES, AMIGOS, ANCESTRAIS E DESCENDENTES EM PENSAMENTOS, ESCRITOS, PALAVRAS OU AÇÕES, DESDE O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO ATÉ A DATA PRESENTE (PODE DIZER QUAL É A DATA PRESENTE), TRANSGREDINDO OU QUEBRANTANDO A UNIDADE DE TUDO O QUE É CONTRA NÓS OU FORA DE NÓS PARA OUTROS, ENTÃO NÓS SOLICITAMOS HUMILDE E MODESTAMENTE SERMOS PERDOADOS POR ISSO.

POR FAVOR, PEDIMOS QUE QUALQUER TIPO DE MEMÓRIAS, OBSTÁCULOS OU ENERGIAS NÃO DESEJADAS SEJAM LIMPAS, PURIFICADAS, DEFINITIVAMENTE DESPRENDIDAS, LIBERADAS E TRANSMUTADAS EM PURA LUZ.

PEDIMOS QUE ISTO SEJA FEITO… E JÁ SE REALIZOU”.

OUTRAS MANEIRAS QUE PODEM SER APLICADAS EM VÁRIAS OCASIÕES:

“TE AMO, E SE DESPERTEI SENTIMENTOS HOSTIS EM VOCÊ, SINTO MUITO E PEÇO-LHE PERDÃO. OBRIGADO!”

“LAMENTO. POR FAVOR, PERDOE-ME POR ALGO QUE SE ENCONTRA EM MEU INTERIOR E SE MANIFESTA COMO UM PROBLEMA (EM MIM OU EM VOCÊ)”.

TÉCNICAS HO’OPONOPONO ADICIONAIS

TÉCNICAS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE PODEM SER APLICADOS PARA RESTABELECER A PRÓPRIA IDENTIDADE ATRAVÉS DA ANULAÇÃO DE MEMÓRIAS QUE REPRODUZEM FREQÜENTEMENTE UMA E OUTRA VEZ, OS PROBLEMAS NO SUBCONSCIENTE.

– “EU TE AMO”

QUANDO SUA ALMA EXPERIMENTA MEMÓRIAS QUE REPRODUZEM VÁRIAS VEZES SITUAÇÕES PROBLEMÁTICAS, FALE SILENCIOSAMENTE COM SUAS MEMÓRIAS E LHES DIGA: “AMO-AS, QUERIDAS MEMÓRIAS. AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DE LIBERÁ-LAS E DE LIBERAR-ME”.

“EU TE AMO” PODE SER REPETIDO MUITAS VEZES. SUAS MEMÓRIAS NUNCA SAEM DE FÉRIAS OU SE RETIRAM, A MENOS QUE VOCÊ O FAÇA. “EU TE AMO” PODE SER USADO AINDA SE VOCÊ NÃO ESTIVER REALMENTE CONSCIENTE DE QUAL É O PROBLEMA. POR EXEMPLO, PODE SER APLICADO ANTES DE EMPREENDER QUALQUER ATIVIDADE COMO FAZER UMA CHAMADA, RESPONDER AO TELEFONE OU ANTES DE ENTRAR EM UM VEÍCULO AO DIRIGIR-SE PARA QUALQUER LUGAR.

– “OBRIGADO”

ESTE PROCESSO PODE SER USADO SOZINHO OU JUNTO COM O “TE AMO”, REPETINDO MENTALMENTE VÁRIAS VEZES. “OBRIGADO. EU TE AMO”. OU SIMPLESMENTE, “OBRIGADO!”.